sábado, 30 de outubro de 2010

8 Passos para a verdadeira felicidade

Mateus 5. 1-12 - Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e ele passou a ensiná-los, dizendo: Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.

O que acabamos de ler agora se trata da primeira parte do Sermão do Monte, onde temos o próprio Jesus Cristo falando diretamente aos seus discípulos. Os versos 2 até o 11, começam com a palavra bem-aventurados, que significa ditoso, feliz ou digno de ser felicitado, Várias bem-aventuranças nesta passagem são paradoxais, isto é, afirmações que parecem contradizer o sentido comum, porém aqui expressam os verdadeiros valores do Reino de Deus. Vamos aos 8 passos para a verdadeira felicidade.

1º – HUMILDADE – Mt.5.3 -  Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. – “Necessidade Consciente”.

Aqui vemos a necessidade de termos consciência de nossas limitações por sermos seres limitados, não podemos desejar ser como Deus que é ilimitado. Nossas limitações espirituais nos levam a nossa total dependência de Deus. Somos felizes porque confiamos totalmente em Deus e não colocamos a nossa confiança em nos mesmos, nos homens, em bens materiais, em nosso patrão, mas à colocamos em Deus.

2º – ARREPENDIMENTO – Mt. 5.4 - Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. – “Lamento pelo pecado”.

Sentimento de tristeza por termos pecado, aquele que chora em virtude de ter pecado sabendo e tendo consciência do erro. Este arrependimento vêm por uma ação de divina onde a pessoa reconhece e  abandona o pecado, com a certeza de ter sido perdoado e de não mais voltar a comete-lo. Havendo o arrependimento, juntando com a Fé, então há conversão.

3º – MANSIDÃO – Mt. 5.5 -  Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. – “Marca o nascimento de um novo Espirito”.

Antes de recebermos a Cristo, muitos de nos não tinha mansidão, mas sim altivez de Espirito. Mas com Cristo a forma de agirmos tem de ser bem diferente, com bondade, delicadeza e sermos pacíficos.

4º – FOME ESPIRITUAL – Mt. 5.6 - Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. – “Crescimento significativo”

Quantos de nós já não tivemos fome e sede? E sabemos o quanto corremos em busca de saciar esta vontade. Esta fome e sede que o Senhor Jesus se refere e a fome e sede de: conhecer, entender, receber, guardar e fazer a vontade de Deus. Quando verdadeiramente temos um encontro com Deus sentimos intensamente esta fome e sede da sua palavra e vontade em nós, E através desse desejo podemos buscar a cada dia mais e mais de Deus, assim nos aproximamos e aumentamos a nossa comunhão com o Pai e nos santificamos a cada dia. Não faça regime da palavra e da vontade de Deus, pelo contrario se encha mais e mais.

5º – MISERICÓRDIA – Mt. 5.7 - Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão a misericórdia. – Atributo de Deus indicando avanço.

Enquanto a Graça vê os homens pecadores, culpados e condenados, a misericórdia os vê  miseráveis e necessitados. Quando a humanidade estava na contra mão de Deus, Deus não negou a sua misericórdia muito pelo contrario foi misericordioso sem se interessar em ter alguma coisa em troca. Hoje devemos agir em misericórdia para com o nosso próximo, exercendo misericórdia aos que estão necessitados de perdão.

6º – PUREZA DE CORAÇÃO – Mt. 5.8 - Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. – Marca novas atitudes em que temos visão de Deus.

Este coração puro que vemos neste texto e o coração dedicado, de servo, sincero, sem malicia nem hipocrisia para com Deus e o próximo. Não faça a obra de Deus pensando em receber alguma coisa em troca, não barganhe com Deus, seja “puro de coração” faça por amos ao Senhor.

7º – CONCILIAÇÃO – Mt. 5.9 -  Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. – Influência similar a de Cristo, que acalma as tempestades da vida.

Pessoas que trabalhão pela paz, pacificadores, que levam ao mundo a paz de Cristo, mas como fazer isso? Temos de ir a onde estão guerreando? Não! Podemos levar a paz a nossos vizinhos, amigos de escola, colegas de trabalho, familiares, temos de fazer a diferença em meio as contendas, os nossos vizinhos estão em contenda, temos de levar a paz sermos pacificadores e não ficar colocando mais lenha na fogueira, temos de fazer como Cristo fez no barco, acalmar a tempestade.

8º – SOFRIMENTO POR CRISTO – Mt. 5.10-12 - Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós. – Assemelhando-se aos profetas e apóstolos.

Assim como os profetas do AT e os apóstolos de Cristo levaram e anunciaram a palavra de Deus a todos os homens, e por esta palavra foram perseguidos, humilhados, caluniados, insultados, assim nós que hoje conhecemos esta palavra devemos anuncia-lá por todo o mundo sendo testemunhas de Cristo por onde passarmos, fazendo a diferença sendo humildes, sem pecado, em mansidão, cheios de comunhão com Deus, tendo misericórdia do próximo, levando o Evangelho com coração puro sem querer nada em troca, trazendo a paz onde a contendas e por fim sermos luz onde a trevas. Por este evangelho poderemos sim sermos humilhados, perseguidos, mas com a certeza de que Cristo esta ao nosso lado e que um dia estaremos nós ao lado dele nos lugares celestiais.

Seja abençoados na pratica da palavra!