sábado, 17 de julho de 2010

A Batalha do Crente

“Ef.6:10-20” - Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo.

Neste texto os crentes são chamados para uma grande batalha. Uma batalha terrível que não é contra carne e sangue, mas contra forças demoníacas, organizadas que dominam a humanidade. É contra estes poderes que somos ordenados a lutar. Uma batalha que não é física, corporal; mas uma batalha espiritual. Por isso Jesus disse: “Esta casta não pode sair senão por meio de oração e jejum.” Mc.9:29. a batalha do crente é espiritual e não corporal. Esta batalha teve inicio no jardim do éden e se estendi ainda hoje.

QUEM ENFRENTAMOS: Ef.6:10-12 -

Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. e vesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Conhecer o nosso inimigo é primordial, neste texto Paulo nós mostra o que enfrentamos, e podemos tirar 3 características do nosso inimigo:

1º – PODER

a) – Com seu poder de argumentação, ele derrubou nossos primeiros pais – “Gn.3:1-14”.

b) – Com seu poder de ilusão, iludiu o Rei Saul – “ISm.28”.

c) – Com seu poder de possessão, ele maltratou um jovem, deixando-o quase morto “Mc.9:17-18”.

2º – MALDADE

Tg.4:1-7 - De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne? Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres. Infiéis, {Infiéis; no original, adúlteras, isto é, os que são desleais para com Deus} não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós? Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

Aqui vemos Tiago dizendo que toda guerra e contenda vem do homem e que isso é produzido pelo nosso inimigo; por isso ele ordena: “Resisti ao diabo e ele fugirá de vós”.

3º – ASTÚCIA

Pedro diz: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;”

Paulo chama essa astúcia de “Ciladas do diabo”. As ciladas do diabo tomam muitas formas, mas o seu maior êxito em astúcia é quando ele consegui persuadir as pessoas de que ele não existe.

7 CILADAS DO DIABO QUE SÃO COLOCADAS NO CAMINHO DO CRENTE:

1º – Depressão de Espirito: Perda do encanto com a vida cristã. 1Re.19:4 Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais.

2º – Desilusão da mente: Perda da esperança. Jó.19:10 Arruinou-me de todos os lados, e eu me vou; e arrancou-me a esperança, como a uma árvore.

3º – Distração do Coração: Perda dos reais valores da vida. Lc.10:41-42 Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas.Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.

4º – Distorção da vontade: Perda de objetivos Mt.19:16,21,22 – 16.E eis que alguém, aproximando-se, lhe perguntou: Mestre, que farei eu de bom, para alcançar a vida eterna? 21-Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. 22-Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades.

5º – Desânimo do corpo: perda da energia física 2Co.12:7-9 E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.

6º – Discórdia na família: Perda do sentido de comunhão e respeito Am.3:3 Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?

7º – Divisão na igreja: perda da unidade do Espirito.

A NOSSA ARMADURA – Ef.6:13-20

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo.

“Tomai toda armadura de Deus”, no grego traduz “panóplia”, que é a armadura completa de um soldado Romano pesadamente aramado. Agora Deus nos da esta armadura e Paulo lista as seis peças principais:

1º – CINTO DA VERDADE:

Essa verdade pode ser entendida como a verdade da revelação de Deus, ou como pode ser o próprio Cristo, que disse: “Eu sou a Verdade”.

2º – COURAÇA DA JUSTIÇA:

A justiça de Cristo Rm.8:33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. – Rm.5:1 Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;

3º – SAPATOS DA PAZ:

Assim como o soldado precisa de botas para pisas no terreno inimigo, nós também precisamos deles que são o Evangelho de Cristo 1Co.15:25 Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés.

4º – ESCUDO DA FÉ:

O escudo é um instrumento de proteção para avanços contra os inimigos, assim é a fé na vida do cristão Mt.21:21-22 Jesus, porém, lhes respondeu: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não somente fareis o que foi feito à figueira, mas até mesmo, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá; e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis.

5º – CAPACETE DA SALVAÇÃO:

De acordo com 1Ts.5:8 Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação. O soldado tem o capacete como salvação. O capacete nós fala da profunda convicção que precisamos ter de nossa salvação. Paulo disse: “Eu sei em quem tenho crido…” 2Ts.1:12

6º – ESPADA DO ESPIRITO:

De todas as 6 peças a espada é a única que pode ser usada para ataque e defesa. A espada do Espirito é a palavra de Deus. O melhor exemplo que temos do uso desta espada do Espirito tanto para defender quanto para atacar é dado por Jesus na hora da tentação no deserto Mt.4:1-11.

A)- DEFESA

“Esta escrito: não só de pão viverá o homem” (v4).

B) – ATAQUE:

“Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.” (V10).

Vista a armadura de Deus e vença os obstáculos colocados por satanás.

Seja abençoado na prática da Palavra.