sábado, 26 de fevereiro de 2011

Não podemos mais continuar no Pecado!

Romanos 6:1 – Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante?

A “graça” da qual Paulo está falando se refere à salvação dos pecados que é alcançada por cremos na justiça de Deus. O que Paulo mais enfatiza em Romanos capítulo 6 é a fé que crê no batismo que Jesus recebeu de João Batista, sua morte e ressurreição. Ao se referir ao pecado, Paulo pergunta retoricamente até quando nós, que morremos para o pecado com Jesus Cristo, devemos continuar pecando para que a graça abunde ainda mais. Essa pergunta foi feita de propósito para os que possam dizer zombando: “Ei, Paulo não esta dizendo que deveríamos pecar mais, já que fomos remidos de todos os nossos pecados de uma vez por todas por cremos na justiça de Deus?” Há aqueles que pensam assim, “Se eu fui remido de todos os meus pecados de uma vez por todas, então eu posso pecar mais ainda sem dano algum”. Para resolver esta questão, no cap. 6 Paulo da uma explicação final de como os crentes na justiça de Deus podem viver uma visa de fé.

Ao Perguntar: “Permaneceremos no pecado, para que a graça aumente?” Paulo responde dizendo que isso não poderia acontecer. Nós não podemos continuar pecando porque fomos libertos por cremos na justiça de Deus. Alguém que foi salvo de seus pecados por crer na justiça de Deus é chamado de santo. Esse título é algo inestimável, mais precioso que tudo nesse mundo, e não pode ser trocado por coisa alguma. Assim, os santos não desejam mais continuar pecando nesse mundo.

Pode alguém que se tornou santo pela fé intencionalmente pecar, já tendo alcançado a justiça de Deus? Não! Pelo contrário, porque ele recebeu a remissão dos seus pecados, ele abomina continuar a viver no pecado. Qualquer um que vestir uma roupa limpa não vai querer mais vestir uma roupa suja e também vai preferir ficar num lugar limpo. Dessa forma, aqueles que alcançaram a justiça de Deus querem viver praticando a justiça. Por isso, o coração daqueles que foram remidos do pecado são guiados pelo Espirito Santo. A justiça não habita no pecado.

O apostolo Paulo disse que os santos são “os que morreram para o pecado”. “Morrer para o pecado” é possível quando cremos que nossos pecados foram transferidos para Jesus através do seu batismo e que morremos com Cristo na cruz. Em outras palavras, ter fé na justiça de Deus é transferir nossos pecados para Cristo em seu batismo, morrer com Cristo na cruz e viver com Ele. então, como um homem pode morrer para o pecado? Morrer para o pecado é morrer na cruz com Cristo e vivermos com Ele novamente.

O pecado na vida do crente é acidente!

I João 5:18 – Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, aquele que nasceu de Deus o guarda, e o maligno não lhe toca.

Seja abençoado na pratica da palavra!