At. 2:1 - Quando chegou o dia de Pentecostes, todos os seguidores de Jesus estavam reunidos no mesmo lugar. (NVI)
A igreja de Cristo veio a existir, como igreja, no dia de Pentecoste, quando foi consagrada pela unção do espírito. Assim como o tabernáculo foi construído e depois consagrado pela descida da glória divina “Ex.40:34 - Então a nuvem cobriu a Tenda, e ela ficou cheia da glória de Deus, o Senhor” (NVI), assim os primeiros membros da igreja foram congregados no cenáculo e consagrados como igreja pela descida do Espírito Santo. É muito provável que os Cristãos primitivos vissem nesse evento o retorno da “Shekinah” (a glória manifesta no tabernáculo e no Templo) que, havia muito, partira do templo, e cuja ausência era lamentada por alguns dos rabinos. Davi juntou os materiais para a construção do Templo, mas a construção foi feita por seu sucessor, Salomão. Da mesma maneira, Jesus, durante seu ministério terreno, havia juntado os materiais da sua igreja, por assim dizer , mas o edifício foi erigido por seu sucessor, o Espírito Santo. Realmente, essa obra foi feita pelo Espírito, operando mediante os apóstolos que lançaram os fundamentos e edificaram a igreja por sua pregação, ensino e organização. Portanto, a igreja é descrita como sendo “edificados sobre o fundamento dos apóstolos... (Ef.2:20). Porque ir a Igreja?
Resposta: Porque ela é diferente do Mundo!
Quais são as diferenças:
1. Diferença de comportamento: o mundo vive mergulhado em concupiscências e impurezas, enquanto a igreja vive absorvida na santificação do Espírito. Rm.6:17,18; Ef.5:8-12; 1Pe.1:2.
2. Diferença de Destino: o mundo, por esquecer-se de Deus, tem como destino final o inferno; a Igreja estará eternamente no céu com Cristo. Sl.1:6; 23.6; 2Ts 1.7-9.
3. Diferença de Filiação: as pessoas do mundo são apenas criaturas de Deus; os membros da Igreja são Filhos de Deus. Jo.1:12; Jo.8:42-44.
4. Diferença de Natureza: a do mundo é influenciada pelo velho Adão; a da Igreja é influenciada pelo último Adão. Jo.3:16.
Seja diferente do mundo, não siga as determinações e conceitos do mundo. Nós estamos no mundo, mas não somos deste mundo.
“I João 2:15 - Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”.
Lembre-se bem, a Igreja é você! Não perca a oportunidade de estar em comunhão com os Irmãos e com Cristo!
Seja abençoado na Prática da Palavra!