sábado, 12 de junho de 2010

No deserto, mas sem Murmuração!

Salmos 46:10(a) – Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus…
Sempre que falamos em deserto sempre passa pela nossa mente um lugar arrido, quente , vazio, triste, sem vida, sem água e sem recursos. Este é o deserto natural, que nossos olhos podem ver. Porem o deserto ao qual vamos falar, é o deserto que todos nós um dia passou ou esta passando. O deserto Bíblico, lugar de lutas, tribulações, batalhas espirituais, desolação. Quantos de nós neste momento não estamos passando por um deserto? Quando estamos passando por um deserto logo começamos a “murmurar”. Sempre colocamos a culpa em Deus, sempre reclamamos do porque Deus deixou que acontecesse, o porque de Deus permitir que aquilo acontecesse. Mas antes de culparmos a Deus devemos olhar para traz e ver se nós não nós permitimos a isso.                                    
O que pode causar a murmuração:
1º – Divide, separa as pessoas: Jo.7:12
2º – Provoca a ira de Deus: Dt.9:7,8
3º – É proibida: Fp.2:14
4º – Produz morte: 1Co.10:10
Vou falar de um homem que tinha tudo para ser o maior murmurador da Bíblia: José do Egito.
José era o filho mais amado de Israel (Jacó), aos 17 anos José teve um sonho e contou aos seus irmãos: Estávamos amarrando feixes de trigo no campo, quando o meu feixe se levantou, e os seu feixes se curvaram diante do meu. Então os irmãos de José disseram: Então você vai reinar sobre nós? Depois José teve um outro sonho, e contou a seu pai e irmãos: tive outro sonho, sonhei que o sol, a lua e 11 estrelas se curvavam diante de mim. José tinha 11 irmãos. Então disse seu pai a ele: será que eu, sua mãe e seus irmãos vamos nos curvar diante de ti? Agora seus irmãos tiveram mais ódio de José. Então planejam a morte de José, mas resolvem vede-lo a Potifar oficial de Faraó e chefe da guarda. 1º motivo para que José fosse um dos maiores murmuradores da Bíblia, “perda”, José  perde a família e é traído pelos irmãos, de filho preferido a escravo de Potifar. Mas o Senhor estava com José, tudo que José fazia prosperava, então Potifar vendo coloca José para administrar seus bens, e tudo que José fazia prosperava. ´Segunda a Bíblia José era um Hebreu vistoso, e a mulher de Potifar vendo isso desejou José, mas José sempre fugiu e ele vendo uma oportunidade armou contra José, e mais uma vez José escapa mas deixa nas mãos dela seu manto, aproveitando disso a mulher de Potifar chama os empregados e diz que José havia tentado seduzi-la. Potifar ouvindo a historia manda buscar José para prende-lo. 2º motivo para José ser um dos maiores murmuradores da Bíblia, “injustiça”, José estava sendo injustiçado preso por um ato que não havia cometido. Mas o Senhor estava com José. E mesmo na cadeia José foi bom e o carcereiro vendo isso coloca José como responsável por todos os outros que ali estavam.
Dois anos depois Faraó teve um sonho, e mandou buscar todos os magos e sábios do Egito para que pudessem interpretar o sonho, mas nenhum deles puderam interpretar. Então um de seus servos que havia ficado preso com José lembrou que José havia interpretado seu sonho e comunica ao Faraó, que manda buscar José na cadeia. José fica frente a frente com Faraó e interpreta o seu sonho: Serão 7 anos de fartura e 7 anos de fome. Faraó vendo que o senhor era com José o coloca como Governador do Egito abaixo somente de Faraó, tendo poder de conceder vida e morte. Foram então 7 anos de fartura e José recolhe tudo o que podia em toda terra, recolheu tanto que parou de anotar porque ia além de toda medida. Chega agora os 7 anos de fome, houve fome em toda terra, mas no Egito havia alimento, quando o Egito começou a sofrer com a fome, o povo clamou a Faraó por comida e este respondeu a todos os Egípcios: “Dirijam-se a José e façam o que ele disser”. Quando Jacó soube que no Egito havia comida enviou seus filhos ficando apenas o mais novo, para que comprassem  comida. Chegando no Egito foram até o governador pedir a ele que vendesse-lhes comida. Quando ficaram de frente ao Governador (José), curvaram-se diante ele com rostos em terra. José reconheceu seus irmãos mas não os disse. José pergunta há eles de onde ele vêm? E eles responderam: da terra de Canaã. José então diz que são espio~es, que estavam ali para ver onde a terra estava protegida. eles se defenderam, José então faz uma proposta: Que trouxessem seu irmão mais novo que havia ficado junto do pai em Canaã. Quando voltaram com o irmão mais novo, José não resistiu e contou a eles que ele era o irmão que eles haviam vendido, pediu José que eles voltassem e trouxessem seu pai Jacó e toda família, então partiram e trouxeram Jacó e o restante da família ao todo viajaram 62 pessoas. Chegando Jacó José se apressou em apresentar-lhe a Faraó que lhe deu ordem de colocar sua família na melhor terra de Gósen. Aos 147 anos de idade Jacó morre, vendo seus irmãos a morte do pai ficam com medo d que José tivesse rancor do mal que lhes haviam feito. Resolveram então ir até José e prostraram diante dele e disseram: “Aqui estamos somos seus escravos”, porem José responde: “Não tenham medo. Estaria eu no lugar de Deus? Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem…
Mesmo passando por um deserto nunca tente fazer com que as coisas aconteçam com sua própria força, deixe Deus agir fazer o que tem de ser feito, sempre há um proposito em tudo, não murmure, não reclame. Assim diz o Senhor: Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus.