sábado, 17 de abril de 2010

Conversão

A conversão é o ato pelo qual a pessoa deixa o pecado e se volta para Jesus Cristo, tanto para obter perdão dos pecados como para se libertar deles. Isso inclui também o livramento da pena do pecado. A conversão, embora intimamente ligada ao arrependimento, difere dele, porque o arrependimento enfatiza o aspecto negativo do processo, o abandono do pecado, enquanto a conversão enfatiza o aspecto positivo, volta para Cristo.

· Devemos fazer distinção entre conversão cristã e outros tipos de conversão. A palavra conversão significa literalmente VOLTA, ou MUDANÇA DE DIREÇÃO, MEIA VOLTA. Portanto, neste sentido literal, podemos mudar de partido político (conversão política), Mudar de denominação (conversão de religiosa), converter de um pregador para outro, exemplo disso foi a igreja de Corinto (I Co. 1:12) Refiro-me ao fato de cada um de vós dizer: Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo. O erro está em se considerar como cristão nascido de novo, uma pessoa que meramente se converteu a uma denominação cristã, ou a um evangelista, ou a um credo. O cristão converso de verdade e o que muda a sua natureza.

· A conversão Mental. Quando mudamos nosso ponto-de-vista.

· A conversão Moral (Parte da filosofia que trata da bondade das ações humanas). É muito elogiável querer viver com boa moral, mas a moralidade não é passaporte para o céu.

· A conversão Cristã é uma mudança Espiritual que envolve tanto a mente como a moral do indivíduo, também afeta sua vontade. É uma convecção do coração que muda toda a visão e curso de ação de uma pessoa.

Os Instrumentos da Conversão:

  • (Pv.1:23a) – Atentai para a minha repreensão.
  • (Is.31:6) – Convertei-vos, pois, ó filhos de Israel, àquele de que tanto vos afastaste.
  • (Is.59:20) – Virá o Redentor a Sião e aos de Jacó que se converterem, diz o Senhor.
  • (Ez. 18:32) – Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o SENHOR Deus. Portanto convertei-vos e vivei.
  • (Os. 12:6) – Converte-te a Deus, guarda o amor e o juízo e no teu Deus espera sempre.
  • (Jl. 2:12,13) – Ainda assim, agora mesmo, diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto.
  • (At.26;20) – Mas, anunciei primeiramente aos de Damasco e em Jerusalém, por toda a região da Judéia, e aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus praticando obras dignas de arrependimento.

Quem pode se converter:

Já que converter significa voltar à trás, todos aqueles que caminham em direção errada são chamados à conversão.

Temos dois tipos de chamados à conversão:

  1. GERAL: É para todos que Deus quer, e ele “deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (I Tm. 2:4)
  2. ESPECIAL: É para aqueles que querem Jesus de verdade. Há muitas pessoas que dizem: “Rogo-te que me tenhas escusado (desculpado) (Lc.14:18)

Os Resultados da Conversão:

  1. Libertação da Morte: (Tg. 5:20) – Sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados.
  2. Cancelamento dos Pecados: (At. 3:19) – Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados.
  3. Cura espiritual: (At. 28:27) – Porquanto o coração deste povo se tornou endurecido; com os ouvidos ouviram tardiamente e fecharam os olhos, para que jamais vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, para que não entendam com o coração, e se convertam, e por mim sejam curados.
  4. Comunhão: (I Co. 1:9) – Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.

A conversão não é nenhum sacrifício para aquele que trocou um chiqueiro por um palácio, roupas em farrapos por vestes ricas, uma estrada em direção a um país distante pelos braços do Pai.