quarta-feira, 24 de março de 2010

Arrependimento

Definição: Arrependimento é o ato pelo qual a pessoa reconhece o seu pecado e o abandona, confessando a Deus.
MUDANÇA DE MENTE. (2Pe. 3:9 O senhor não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensão. Pelo contrário, ele tem paciência com vocês porque não quer que ninguém seja destruído, mas deseja que todos se arrependam dos seus pecados.) NTLH
Arrependimento não é a mesma coisa que remorso, e não é também ficar profetizando tristeza por haver pecado e ao mesmo tempo desejar continuar nele. Um exemplo disso foi Judas. Quando reconheceu o seu crime “trair um sangue inocente, devolveu o dinheiro e suicidou, ele estava com mais remorso que arrependido”.
REMORSO = Atormentador senso de culpa por mal ou crime praticado
ARREPENDIMENTO = Tristeza pelo pecado cometido, acompanhada da decisão de abandoná-lo.
Paralelo:

  • O remorso é um beco sem saída; o arrependimento é uma estrada ampla.

  • O remorso é a tristeza do mundo que “produz morte”; o arrependimento é “a tristeza segundo Deus” e conduz à salvação (2Co. 7:10 Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo traz a morte).
Arrepender não é fazer novas resoluções: O arrependimento envolve uma atitude para com Deus de não pecar mais. Resolução envolve uma atitude da pessoa para com o seu próprio erro.
Arrepender não é o mesmo que fazer Penitência: Pessoas podem fazer penitências sem romper com o pecado, e ainda pensar que pode continuar pecando se continuar a fazer penitência.

1.   Quem deve Arrepender-se?

Uma vez que o pecado é universal o convite ao arrependimento também é universal. Os crentes também são chamados ao arrependimento, Cristo apelou à igreja de Éfeso a que se arrependesse por terem deixado o primeiro amor (Ap.2:5 Lembrem do quanto vocês caíram! Arrependam-se dos seus pecados e façam o que faziam no princípio.)NTLH toda vez que ocorre pecado e queda, o arrependimento é o caminho de volta para Deus.

2.   Por que precisamos nos Arrepender?

Precisamos porque pecamos. Nos somos culpados tanto de deixar de fazer o bem, quanto de fazer o mal. O primeiro pecou por omissão e o outro por ação! (Tg.4:17 Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.)

3.   A origem do Arrependimento

O arrependimento é um dom de Deus: (2Tm.2:25b na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade.). O arrependimento também vem pela pregação da palavra.

4.   O resultado do arrependimento

O arrependimento produz alegria na presença dos anjos, é o precursor da fé, conduz ao perdão. Arrependimento, fé e perdão são elos de uma mesma corrente; a conversão.